quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ÍDOLOS DA MPB

Mart'nália samba desde que nasceu. Acompanhava o pai às rodas de Vila Isabel ainda muito pequena e foi assim que se apaixonou pela música. Foi lá que aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro.

Entre as décadas de 80 e 90, chegou a gravar dois discos "de brincadeira", como ela mesma gosta de dizer. Mart´nália (1985) saiu pela gravadora 3M e tinha direção musical de Ruy Quaresma. Somente dez anos depois chegaria às lojas seu segundo disco, Minha Cara (gravadora ZFM), sob os cuidados musicais de Ivan Machado.

Em 2002, lançou seu terceiro álbum, Pé do meu Samba (Natasha Records), que ela considera seu primeiro "de verdade", produzido por Celso Fonseca e dirigido por Caetano Veloso, foi unanimemente elogiado pela crítica e rendeu uma longa e produtiva temporada de shows, registrada em CD e DVD.

Mart´nália ao Vivo (2004, Natasha Records) teve produção musical da própria cantora e direção, roteiro e concepção de Marcia Alvarez. O show foi gravado no Olimpo/ Rio de Janeiro e teve as participações especiais de Caetano Veloso, Celso Fonseca, Djavan, Martinho da Vila, Moska e Zélia Duncan.

Em 02 de fevereiro de 2006, Mart’nália coloca no Brasil e Europa o álbum Menino do Rio. Seu quinto disco é o primeiro lançado pelo selo Quitanda, de Maria Bethânia – que fez toda a direção artística do trabalho, emprestou a voz e seu maestro Jaime Além para a direção musical. É o mais diversificado de seus trabalhos e emplaca a música “Cabide” (presente de Ana Carolina) da novela das oito, Paraíso Tropical, dirigida por Gilberto Braga. Foi também indicada ao Grammy deste ano como o melhor cd de samba “Mart’nália em Berlim”.
Em 2008 faz show no Festival de Montreaux, Londres, Amsterdã, Tubigen, Lisboa, Nova Iorque e Miami.

Lança em Agosto o disco Madrugada, com direção artística de Marcia Alvarez e arranjos de Arthur Maia e Celso Fonseca. Emplaca outro sucesso, dessa vez na abertura da Novela “Três irmãs” da Rede Globo dirigida por Dennis Carvalho com a musica Don’t worry, be happy!.

Estréia o show do disco em setembro no VIVO RIO para 2.000 pessoas e passa por São Paulo, Salvador, Maceió, Belém, Belo Horizonte e varias outras cidades fechando o ano com chave de ouro fazendo o “Reveillon de COPACABANA 2008/2009” para um publico estimado em dois milhões e meio de pessoas.

Em 2010 abre o verão do CIRCO VOADOR, RJ, com lotação máxima da casa. Faz um show para 20.000 pessoas na Cidade de Deus em comemoração ao dia de São Sebastião, e é convidada por Roberto Carlos para ser uma das Divas no show de 50 anos de carreira do Rei.
Participa do renomado festival FESTIVAL BACK 2 BLACK, e termina o ano cantando no Reveillon de Belém do Pará.

Novamente abrindo o VERÃO do CIRCO VOADOR, começa o ano e participação no disco do pai, Martinho da Vila e cantando o samba enredo da Vila Isabel sobre Noel Rosa.

Em abril, Mart’nália faz uma RODA de semba para o DVD África com ilustres convidados como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Martinho da Vila e Mayra Andrade (de Cabo Verde).

Viaja em junho Para China–Changhai, Johannesburg e Moçambique–Maputo. No mês seguinte, embarca para Lyon e canta no Festival de Vienne-França. Segue para Londres e Lisboa.

O DVD Em ÁFRICA é finalmente lançado no final de julho e o show de estréia é no HSBC Brasil-São Paulo, em 06 de agosto, dando o pontapé inicial de sua nova Tournée.

Em 2011 Mart’nália se une a Marcelo D2 e Arlindo Cruz formando com eles o trio dos EMBAIXADORES DA BOA , cerveja da Antártica.

Em abril ela realiza o sonho de apresentar ao vivo o disco Minha Cara (de 1995 relançando em 2010 pela gravadora Biscoito Fino), dirigida por Martinho Da Vila, obtendo sucesso absoluto em 06 apresentações.

Em outubro ela entra em estúdio tendo Djavan como diretor e produtor artístico do novo trabalho. Músicas inéditas de Gilberto Gil, Ivan Lins, Zélia Duncan, Nando Reis, Moska, Dadi, Lula Queiroga, Martinho da Vila, Junior Almeida e Caetano Veloso fazem parte do repertório.

Em 2012, pela terceira vez abre o VERÃO do CIRCO VOADOR, e faz também o “Verão do Rio”, na Marina Da Gloria.

O disco novo “Não tente compreender” já está na fábrica e enquanto espera sua chegada, Mart´nália faz show nos teatros dos sesis pelo litoral e interior do Rio.
O lançamento nas lojas foi dia 12 de abril de 2013 e enquanto a música de “Namora comigo” de Paulinho Moska emplaca nas rádios, ela se prepara para a estréia do novo show no Vivo Rio – Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: