segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FOTO DO DIA

Olá amigos, amigas e tolerantes desse bog de merda! (brincadeira!!!)
Todas as segundas-feiras o post é dedicado a bandas de rock que eu curto e várias pessoas também.
Acontece que de uns tempos pra cá venho recebendo sugestões para colocar bandas capixabas também, então, pensei: "Porque não?"
E então a partir de hoje as segundas-feiras serão dedicadas as inúmeras bandas capixabas que compõem nosso Estado.
Postarei foto da banda e tentarei obter release e quem sabe algumas curiosidades.
Espero que gostem.
E para começar...

Undertow

Em meados da década de 1990, com muita influência de bandas americanas de rock alternativo e punk rock, houve uma explosão de bandas capixabas do gênero. Na época, as fitas "demo" circulavam aos montes nos shows que aconteciam quase todos os finais de semana, e os CDs ainda pareciam um sonho distante para elas.
A maioria dessas bandas, salvo raras exceções, teve vida breve. Tocar rock é, para muitos, uma atividade passageira, que acompanha a adolescência. Outras, no entanto, estão até hoje insistindo. O Undertow é uma delas.
Formada em 1992 a Banda Undertow toca Pop Rock com pegada e força!
Em 1995 grava seu primeiro trabalho, a Demo-tape “Confusion”, gravada em 16 canais, uma raridade para os tempos atuais. Deste primeiro trabalho saiu a faixa “Mad Boys don´t be crazy”, onde foi uma das 05 músicas mais executadas na programação das rádios capixabas. Após essa fase vieram as Coletâneas Independentes, destacando a 100 Tribos e Na Cara 94,4 FM, esta última rendeu ainda a Tour pelos estados de São Paulo, Bahia e Espírito Santo, juntamente com as bandas Ultramen e Pé do Lixo. Após este trabalho veio a coletânea Ouriço, onde foram inclusas duas faixas da Banda Undertow, uma situação inédita quando falamos de Coletâneas Musicais.
Em 1999 lançam o CD Sedativo. Do CD saíram as faixas Divertir, Ser Ativo e Sentimentos com grande aceitação pela mídia local , inclusive sendo utilizadas com BG para eventos de Esporte e Ação. O lançamento do Cd contou com a participação das bandas Dead Fish, Noção de Nada, ZéMaria e Medley.
O álbum foi sucedido por vários shows e participações freqüentes em festivais, como finado Dia D.
Em 2001 Undertow entra novamente em estúdio para a gravação de quatro faixas, onde “Adrenalina Viva” deixa novamente a Banda entre as músicas mais tocadas do ano.
Ao longo da década, porém, a banda foi, aos poucos, se afastando dos holofotes. Em 2009, depois de um longo período de indefinições, Dhonas Cordeiro e os irmãos Gustavo e Marcelo Buteri resolveram se reunir para gravar algumas músicas. O saldo dessa reunião é o EP homônimo.
Com encarte simples e de extremo bom gosto, o disco - gravado e produzido por Giuliano de Landa, e masterizado por Ricardo Cachalote - se destaca pelo cuidado com a produção. A opção por retornar como um trio (antes do hiato, era um quarteto) se deu justamente para que a banda voltasse ao som que fazia no início, mais próximo do punk rock do que do alternativo que marcou o disco de 1999.
O peso, a batida acelerada e os primeiros acordes de "A Mesma", música que abre o disco, podem até enganar, mas os arranjos elaborados por Giuliano logo mostram que o Undertow soube unir, ao menos em estúdio, a crueza e a urgência do punk aos efeitos de guitarra. O resultado é um punk com pitadas de alternativo, não muito diferente do que bandas como Seaweed, Superchunk e até mesmo Foo Fighters fazem.
Com melodias e letras de fácil assimilação, a banda faz com que os refrãos grudem na cabeça. Outro grande mérito do disco é o fato da Dhonas ter perdido um pouco da "malandragem" presente no disco anterior. Os vocais estão mais sérios, mas continuam característicos.
 entrosamento baixo/bateria, responsabilidade dos irmãos Buteri, pode ser ouvido principalmente em "Raciocínio Animal", terceira música do disco. O baixo, pesado e distorcido, parece ter sido elaborado justamente pensando no vazio que a banda enfrentará ao vivo, sem a presença de uma segunda guitarra. Com arranjos simples, mas eficazes, o instrumento preenche bem o espaço deixado pelos temas de guitarra.
Impressiona como, em apenas seis músicas, o Undertow consegue mostrar toda sua abrangência. Se "A Mesma" e "Raciocínio Animal" optam pela velocidade e pela melodia de arranjos e vocais, "S.O.S. Malibu" e "De Fora" são carregadas, com clima tenso e pesado, lembrando, guardadas as devidas proporções, bandas como Tool. Ainda há espaço para o pop de "Vício" e "O Grande Prêmio", esta a melhor música do disco.
Com todos integrantes na casa dos 30 anos, é bom ver como a banda conseguiu se renovar sem perder sua essência no caminho.

DISCOGRAFIA:
(1995) CONFUSION (demo)

(1999) SEDATIVO
Lançado em 1999 pela Terceiro Mundo Produções Fonográficas. Gravado e mixado por Marcello índio no Victoria Estúdio em Vitória-ES entre junho e agosto de 1998. Masterizado por Constantino Buteri e Marcel Dadalto no Estúdio Sala 11 em Vitória-ES.

(2001) 02 (demo)
(contém 4 faixas, entre elas “Adrenalina Viva”)

(2010) UNDERTOW (ep)
UNDERTOW Produzido, mixado e editado por Giuliano de Landa no Monollito Estúdio (www.monollito.com) em Vitória-ES entre janeiro e novembro de 2009 Masterizado por Ricardo Cachalote no Estúdio Casa da Floresta em Vitória-ES.

VÍDEOS/CLIPES:
Direção Beto Castelluber
Full Time
Olhos Coloridos (teaser)

CONTATO:

SITES:

3 comentários:

SERJÃO disse...

UNDERTOW, o power trio mais honesto do ES!...Groove drives me insane!!!

Dhonas Cordeiro disse...

Que foda esse texto MTFDJ. fiquei feliz agora. bim dia putadaaaa!!!

Unknown disse...

Acho que conheço essa banda...FODA!!!!