segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FOTO DO DIA

Pé do Lixo

A banda de rock Pé do Lixo foi formada em 1995, na cidade de Vitória, do Estado do Espírito Santo. Pé do Lixo é rock, é suingue, é um grito por mudanças e por um mundo melhor.
O nome surgiu nos testes para usar tonéis de óleo lubrificante como tambor. O tonel ficava com a parte aberta virada para o chão, e o som estava abafado. O serralheiro responsável em colocar os pés que iram tirar o tonel do chão disse: "Esse Pé do Lixo fez o maior sucesso, todo mundo que veio aqui comentou...". Desde 1995, é uma das bandas capixabas responsáveis pela evolução e divulgação da Música Capixaba dentro e fora do Espírito Santo. Suas composições abordam temas como a reciclagem, o meio ambiente, questões culturais e buscam transmitir mensagens de conscientização e de cidadania.
Além de vocal, baixo, guitarra, bateria e percussão; grandes latões de plástico e ferro, bambus, folhas de zinco, pá de lixo complementam a percussão e se misturam com os instrumentos tradicionais fazendo parte do cenário e da cozinha, criando uma sonoridade inusitada. As músicas “Zingane” em 1998 e“Terra Prometida” (Ao vivo no Ultrasom) em 1999 tornaram-se vídeo clipe, ambos veiculados na MTV e outras emissoras de TV. A primeira música de trabalho, do CD Rádio Mundo, “Pedestre”, ganhou um vídeo clipe, e sua letra traz um pedido para o “povo pedestre” não desistir de lutar por um mundo melhor. Para sair pela estrada com as apresentações do repertório do novo CD “Rádio Mundo”,a banda preparou dois formatos: um plugado e um formato acústico, incluindo versões adaptadas de músicas como “João Sabino” de Gilberto Gil, “Fora de Si”de Arnaldo Antunes, “Caio no Suingue” de Pedro Luis e a Parede, entre outras. A Banda chegou a fazer sucesso nas terras do Estado do ES, mas devido a problemas internos foi extinta em 2006, após mais de 10 anos de estrada. Ao longo de sua história, a banda abriu diversos shows de bandas nacionais e internacionais, além disso tocou em pé de igualdade junto com bandas já carimbadas no rock nacional. Entre seus integrantes, também passaram Rodrigo Lima, Anderson Bacana, Rafael Nader, Sandro Braga, Claudio Manga, Marcelo Trifim, Nêgo Léo, Marcos Sting e Claudinho, sendo que a grande maioria das musicas foi composta por Manga, Rafael e Sandro. A formação mais concisa foi com Bacana (1995 a 2001), Sandro, Rafael, Manga, Cid e Marcos Sting.
Entre alguns festivais que a banda se apresentou, destacam-se: Festival Garage Rock em Salvador/96; Festival Soul do Mangue em Recife/99; Festival Porão do Rock em Brasília/2000; Projeto Balaio Brasil no SESC São Paulo em 2000; Festival Dia D em Vitória/1999 a 2002; XX Festival de Música de Alegre no ES/2003 entre outros.
A banda Pé do Lixo esteve em atividade no período de 1995 a 2006.

DISCOGRAFIA:
(1998) PÉ DO LIXO (EP)
(1999) RECICLO
(2002) RECICLO (relançamento)
(2005) RÁDIO MUNDO

VÍDEOS DA BANDA PÉ DO LIXO:
Pedestre

Terra Prometida

Vídeo da banda Pé do Lixo:
Neste vídeo contem informações sobre o início da banda e o clipe da música “Zingane”e a participação da banda Pé do Lixo no programa Ultrasom da MTV, em 1999, tocando a música “Terra Prometida”.

Terra Prometida (Programa Musikaos)

PRÊMIOS:
Recebeu o prêmio de “Melhor Banda” do programa “A vez do Brasil” da Rádio 89Fm/SP;“Melhor Banda do mês de Maio”/99 no programa “Ultrasom” da MTV e em 2000 como“Melhor banda do ano” no Troféu Guananira em 2000, promovido pelo governo do estado do Espírito Santo.

Nenhum comentário: