segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FOTO DO DIA

Lagwagon

Há mais de uma década na parada, o Lagwagon é relativamente bem sucedido dentre as bandas de hardcore melódico. Com uma sonoridade comparável a do NoFX, lançaram bons álbuns e são presença obrigatória na CDteca de quem curte o estilo.
O Lagwagon é mais uma banda punk melódica vinda do sul da Califórnia, formada mais precisamente na pequena cidade de Goleta em 1990. Durante seus primeiros anos de existência, tocavam sob o nome de Section 8, e tinham um guitarrista, um baixista e um baterista diferentes dos atuais. Nesse período, conheceram Fat Mike do NoFX, devido ao fato dessa banda ter se estabelecido um tempo em Santa Barbara, onde o Section 8 estava. Joey Cape, o vocalista, encontrou Mike em um bar em São Francisco, conversando com seus amigos. Decidiu deixar com ele uma fita demo do Section 8, pois ficou sabendo que Mike havia fundado há pouco tempo uma gravadora própria independente, a Fat Wreck Records. No dia seguinte, Mike ligou para eles, satisfeito, dizendo que realmente gostaria de fazer um disco com os caras, chamando-os para uma turnê com o NoFX, apenas exigindo que eles mudassem seu nome, pois Section 8 era um nome muito manjado e as pessoas poderiam confundí-los com outra banda. Após encher bastante o saco dos caras, Fat Mike conseguiu o que queria: eles fizeram uma lista de 200 nomes, mas o único que cada um dos 5 integrantes concordava era Lagwagon, referência a uma van que eles compraram baratinho para se locomover aos lugares onde iriam se apresentar. Esse nome realmente seria difícil outra banda por aí já ter!
Em 91 fizeram sua primeira turnê, se é que pode se chamar assim, na verdade vários shows apenas em San Francisco. Já no final do ano fizeram uma turnê decente mesmo, por toda a costa noroeste dos EUA, chegando até Vancouver, sempre acompanhando o NoFX.
Finalmente em 92 saiu "Duh", o primeiro álbum da banda pela Fat Wreck, que agora já estabilizava sua formação com Joey no vocal, Chris Flippin e Shawn nas guitarras, Jesse Buglione no baixo e Derrick na bateria. Esse álbum já mostrava a força do Lagwagon, apesar de ainda não apresentar a autenticidade que a banda alcançou nos álbuns seguintes.
Dois anos depois, em 94, já saia "Trashed" o segundo álbum da banda. Nesse, ela parece se encontrar musicalmente, com uma sonoridade um pouco diferente de "Duh", mais melódica e com músicas de maior impacto. Foi o álbum que tornou a banda mais conhecida, e é considerado por alguns o melhor do Lagwagon.
Antes do que o esperado já saía "Hoss" em 95, o terceiro álbum. A banda mudou novamente sua sonoridade em relação ao álbum anterior, mas esse também teve uma boa aceitação. Pouco tempo após a gravação desse álbum, Derrick decide sair. A banda inteira já convivia faz um tempo em dificuldades de relação com ele, até chegarem ao ponto de trocar de baterista. Assim, Dave Raun, ex-Rich Kids On LSD(RKL) substituiu Derrick. Como se não bastasse, o guitarrista Shawn também sai e é substituído por Ken Stringfellow, ex-Posies.
Com formação nova, "Double Plaidinum", o quarto álbum é lançado em 97, surpreendendo pela qualidade de suas músicas, mostrando que as mudanças de integrantes ocorridas não influenciaram tanto na integridade do Lagwagon. O álbum foi o mais bem-vendido do Lagwagon até então, deixando-os sentir um gosto da fama. Apesar de tudo, ele seguia mais ou menos a mesma linha de "Hoss", ou seja, o Lagwagon não se tornou "mais comercial", apenas as músicas tinham um "algo mais".
Logo, o recém-recrutado Ken já saí para a entrada de mais um ex-membro do RKL, o guitarrista Chris Rest. Em 98 ele já grava junto com a banda o quinto e último álbum "Let's Talk About Feelings", que também segue a linha esculpida nos dois álbuns anteriores. O álbum em geral foi bem recebido, com boas músicas apesar de aparentemente não apresentar um "grande hit".
Muitas músicas desses álbuns ou inéditas do Lagwagon podem ser encontradas em diversas coletâneas de punk/HC por aí.

Nenhum comentário: