segunda-feira, 1 de julho de 2013

FOTO DO DIA

Sonic Youth

O Sonic Youth pode ser considerado com um fenômeno musical, uma vez que o sucesso e o reconhecimento que a banda possui é bastante improvável entre grupos que não tem compromisso com padrões musicais que atualmente imperam no mercado, e muito menos com a postura mainstream que grande parte dos grupos de sucesso comercial onstentam hoje em dia. Muito pelo contrário. E talvez seja por essa aversão à padrões e convenções reinantes, pela honestidade artística e coragem de fazer música pela música sem medo de experimentar, e por fim, pela atitude "do-it-yourself" que a banda sempre pregou, talvez sejam por esses motivos que o Sonic Youth possui uma legião fiel de fãs e reconhecimento por parte da mídia, tendo se tornado assim um ícone da música e cultura alternativa americana dos anos 80 e 90.
Nova York, meados dos anos 80, em meio a um cenário musical convulsionado pelos ecos do movimento punk, surge uma das mais inventivas bandas das últimas décadas, o Sonic Youth. Mergulhando profundamente nas tessituras do rock experimental, o grupo, encabeçado pelo guitarrista Thurston Moore, ganhou os palcos americanos e europeus, conquistando a admiração da mídia e o entusiasmo dos fãs com excelentes álbuns como Sister e Daydream Nation.
Aproveitando a liberdade de criação propiciada pelos selos com os quais assinava, o Sonic Youth concebeu verdadeiros hinos do rock alternativo. É impossível desvincular o legado do gênero de canções potentes como Teenage Riot, Dirty Boots e Sugar Kane. A agressividade sonora, nos moldes dos Stooges, modelava a ascensão do grupo, que acompanhou o lendário Neil Young durante uma turnê no inicio da década de 90.
Enquanto a baixista Kim Gordon convertia seu sex-appeal num sedutor vocal, Thurston, Lee Ranaldo e Jim O´Rourke travavam hipnotizantes duelos de guitarra, acompanhados pela competente bateria de Steve Shelley. Tudo isso resultava em um trabalho distante do convencional, pautado pelo excesso de microfonia e distorção que, embora agradasse grande parte da mídia especializada, deixava o Sonic Youth orbitando distante do mainstream.
Duas décadas de carreiras completadas no início do século XXI, e a banda, que para alguns críticos não tinha mais nenhum coelho para tirar da cartola, demonstra uma incrível capacidade de se reinventar. NYC Ghosts And Flowers, Murray Street e Sonic Nurse são três dos melhores trabalhos do Sonic Youth, obras que equilibram a antiga sonoridade dissonante a arranjos mais diretos e texturas melodiosas.

Nenhum comentário: