quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ÍDOLOS DA MPB

Aos dois anos de idade, Milton já martelava um piano na casa de seus avós. Logo depois ganhou uma sanfoninha de 2 baixos, que foi seu primeiro instrumento.
Com a morte da mãe, Maria do Carmo, Milton vai morar com a avó biológica em Juiz de Fora. Não se adapta e passa parte do dia sentado na calçada, à espera de rever alguém da sua antiga casa.
Após se casar e mudar para Três Pontas, Lília, filha de sua madrinha e que se tornaria mãe adotiva de Milton, sente que algo não vai bem com ele.
Conversa com o marido Josino, com os pais Augusta e Edgard, e, então, o jovem casal vai a Juiz de Fora pedir à avó que o deixe morar com eles. Num trem de ferro a nova família, Milton, Lília e Josino, segue para Três Pontas.
Antes de completar sete anos ganha uma gaita e uma sanfona de quatro baixos. Passa horas sentado na varanda de casa, tocando os dois instrumentos ao mesmo tempo, com ajuda dos joelhos para segurar a gaita. Como a sanfona é precária, completa as notas que faltam com o som da voz.
Morando em SP, Milton vai com o pianista Adilson Godoy a um centro espírita no dia de São Cosme e Damião, quando é avisado de uma reviravolta na sua vida em pouco tempo.
Contrariado com o clima competitivo dos festivais, decide nunca mais participar de um, mas em 1967 conhece Agostinho dos Santos durante uma de suas apresen-tações em um bar da capital paulista. Agostinho, a pretexto de gravar em seu próprio disco, pede a Milton uma fita com três músicas e as inscreve no Festival Internacional da Canção. As três são classificadas, Milton é eleito melhor intérprete e uma delas, "Travessia", fica em segundo lugar, tornando-se uma das músicas mais conhecidas e gravadas de Milton, no Brasil e no exterior.
Logo após o FIC grava o primeiro disco solo, com participação do Tamba Trio.No programa "As melhores músicas brasileiras do século XX", da Rede Globo de Televisão "Travessia" ficou em 7º lugar, sendo Milton e Fernando Brant os únicos compositores vivos entre os autores das 10 finalistas.
Lança o segundo disco solo, nos Estados Unidos. Com arranjos de Eumir Deodato e participação de Herbie Hancock, "Courage" dá início a sua carreira internacional, tendo em seu repertório músicas como "Outubro" e "Vera Cruz".
No ano seguinte grava o disco "Milton Nascimento", com as músicas que se tornaram grandes sucessos "Beco do Mota" e "Pai Grande". Em 1970 sai seu terceiro álbum no Brasil, "Milton", com o Som Imaginário.
"Milagre dos Peixes", seu sexto disco, tem quase todas as letras censuradas. No ano seguinte lança "Milagre dos Peixes ao Vivo", gravado no Teatro Municipal de São Paulo com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, arranjos de Wagner Tiso, Paulo Moura e Radamés Gnatalli, e regência de Paulo Moura.
Foi o primeiro disco de música popular gravado com orquestra sinfônica.
Perseguido pela ditadura passa a fazer shows promovidos por DCEs de faculdades.
Após seis anos do "Clube da Esquina", faz um segundo álbum duplo, batizado de "Clube da Esquina Dois", com participação de Flávio Venturini, Boca Livre, Chico Buarque, Elis Regina, César Camargo, Joyce, Francis Hime, Olívia Hime, Beto Guedes, Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Luiz Gonzaga Júnior, Nelson Ângelo, Toninho Horta, Lô Borges, Wagner Tiso, muitos outros mais.
Também em 1984 faz o show de inauguração da Praça da Apoteose no Rio de Janeiro, com um público de mais de 80.000 pessoas.
No ano seguinte é nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes das Ciências e Letras pelo então presidente francês François Mitterrand.
Milton Nascimento é por duas vezes escolhido como o "World Beat Artist of the Year" pela revista "DownBeat". Em 1991 pela DownBeat Reader´s Pool e em 1992 pela DownBeat Critic´s Pool.
epois de um longo tempo dedicado mais ao exterior que ao Brasil, volta às suas raízes, lançando o CD "Nascimento" e a turnê "Tambores de Minas", com direção de Gabriel Villela.
Por mais de um ano viaja pelo Brasil com o espetáculo.
"Nascimento" recebe o Grammy de Melhor Álbum de World Music do Ano.
Depois de um período dificil, com uma turbulência em sua saúde, causada por um Diabetes descompensado, Milton Nascimento se recupera e retoma o espetáculo Tambores de Minas, com direção de Gabriela Vilela, que havia estreado em julho de 1997.
Em 21 de agosto de 2000 é agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Ouro Preto.
No mesmo ano recebeu a medalha de ouro da Sisac, no Chile, junto com o escritor José Saramago e o cineasta Fernando Trueba.
Ainda no mesmo ano recebe o Grammy Latino na categoria Melhor Disco Pop Contemporâneo Brasileiro com "Crooner".
Com o objetivo de realizar um grande ato à Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 10 de dezembro de 1948, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Cultura, organizou  um ato com 11 artistas para  prestar uma homenagem a Milton Nascimento. Participaram da homenagem realizada na Praça da Estação, no dia 12 de dezembro de 2010, Elba Ramalho, Elza Soares, Lenine, Chico Cesar, Arnaldo Antunes, Fernanda Takai, Lô Borges, Luiz Melodia, Pablo Milanés, Margareth Menezes e Sérgio Ricardo.





Nenhum comentário: