segunda-feira, 16 de junho de 2014

BANDA DO DIA

Formado em janeiro de 2000, em Vila Velha, no Espírito Santo, com ex-integrantes do grupo “Kalangocongo” (cujo estilo musical era voltado para o forró pé-de-serra), durante uma roda de congo, na Barra do Jucu, o Casaca é basicamente um grupo de pop-rock regional. Os integrantes perceberam que era aquele som que eles buscavam, e não o ritmo meio nordestino da antiga banda. Seu surgimento tinha como objetivo divulgar a cultura capixaba. A maioria de seus integrantes já conhecia o congo, pois participavam quando crianças de um projeto chamado "Congo Mirim", com o objetivo de divulgar e preservar o ritmo capixaba.

A banda está localizada na Barra do Jucu, praia de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil. Um balneário que ainda preserva o estilo rústico das aldeias de pescadores. Ponto de encontro de surfistas, localizado entre a capital Vitória e o balneário de Guarapari, é um lugar onde rio e mar se encontram.
Com seis meses incompletos lançaram o seu primeiro álbum, “No Tambor, Na Casaca, Na Guitarra”, que bateu o recorde de 55 mil cópias vendidas, fato inédito para o mercado fonográfico capixaba. Mesmo sendo um álbum independente, conseguiu ficar nas listas dos mais vendidos nas lojas do estado. Esse primeiro CD veio, segundo integrantes da banda, com o intuito de fazer uma “releitura'' do congo.
O grande sucesso aconteceu devido a divulgação boca-a-boca feita pelos moradores da região, o que levou rapidamente a banda conseguir emplacar duas faixas deste CD "Sereia'' e "Ondas do Barrão'' como as mais pedidas de várias FMs do Estado, ambas as músicas falam da cultura do Estado. As canções de maior sucesso foram “Da Da Da”, “Anjo Samile”, “Sabrina”, "Sereia" e "Ondas do Barrão" que fala da cultura regional. Com seis CDS lançados (dois deles pelas Sony Music), o grupo passa das 100 mil copias vendidas, e é apontado por muitos como um dos mais inovadores do cenário musical brasileiro.
Fundindo e reciclando elementos rítmicos do congo (manifestação folclórica de origem africana), a banda é conhecida pela impressionante energia que imprime nos shows ao vivo. Com base em instrumentos percurssivos, tendo a frente os tambores do congo, e usando uma forte pegada rock & roll, o Casaca detona uma explosiva mistura sonora de impressionante e contagiante apelo popular.
Seguindo a linha das famosas bandas nacionais, que criam e/ou patrocinam escolas de músicas, como o Rappa, Titãs, Skank, eles dão aulas em uma Oficina de Congo, para alunos de bairros de periferia do Estado, com o objetivo destas crianças criarem um determinado vínculo com a cultura local da Barra do Jucu, um balneário que ainda preserva o estilo rústico das aldeias de pescadores. Ponto de encontro de surfistas, estando localizando entre os a capital Vitória e o balneário de Guarapari, devido a esse estilo ainda rústico atraí muito turistas.
Um dos principais fatores que podem ser levados em consideração para o sucesso da banda nesse balneário é exatamente essa proximidade com a capital e o grande fluxo de turistas que freqüentam o local.


CURIOSIDADE:
É da banda CASACA a canção que despertou o robô da Nasa Spirit em Marte em 11 de janeiro de 2004. A canção "Da Da Da" foi parar em Marte por causa de um engenheiro da Nasa que é brasileiro e fã da banda.
 
INTEGRANTES:
Renato Casanova: vocal
Márcio Xavier: baixo e vocal
Flavinho: tambor de repique
Dhiego Valadares: tambor de condução
Piriquito: casaca e caixa
 
DISCOGRAFIA:
(2001) NO TAMBOR NA CASACA NA GUITARRA
(2002) CASACA
(2003) ILHA
(2004) NA ESTRADA
(2007) CASACA
(2010) TEMPO
(2014) CASACA AO VIVO
 
VIDEOGRAFIA:
(2014) CASACA AO VIVO
 

Nenhum comentário: