segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FOTO DO DIA

Eric Clapton

Um dos principais guitarristas do planeta, ao lado de Jimi Hendrix, Jeff Beck, Jimmy Page e Steve Ray Vaughan, o britânico Eric Patrick Clapton despontou ne cena musical em meados dos anos 60. Durante a infância, foi um garoto tímido e solitário, a partir que descobriu a verdade sobre sua origem. Sua mãe o teve aos 16 anos, seu pai biológico não conheceu. Até os nove anos, Clapton acreditava ser filho de sua avó materna, Rose e do segundo marido dela e irmão mais novo de sua mãe.

Durante a pré-adolescência, Eric Clapton trabalhou como carteiro e, nessa época, pediu de presente a avó um violão. Mesmo com a dificuldade em dedilhar o instrumento, não desistiu. Em 1962, aos 17 anos, terminou o ensino médio e fez um ano de curso introdutório, no Kingston School of Art, que não concluiu. Mas lá ele conheceu a namorada do guitarrista Tom McGuinness, que apresentou Eric ao músico, passando a integrar o grupo The Roosters. Com a banda, realizou alguns shows, porém, saiu do conjunto em agosto do mesmo ano.

Ainda em 1963, ele entrou para o grupo Yardbirds. Dois anos depois, abandonou o Yardbirds por discordar da sonoridade mais pop que o resto dos integrantes queria seguir, deixando de lado o blues. Após sua saída, mais dois lendários guitarristas passaram pela banda: Jeff Beck e Jimmy Page. No mesmo ano de 1965, ele ingressou no coletivo John Mayall & the Bluesbreakers. Nesse período, jovens influenciados por sua música pichavam nos muros de Londres: Clapton is God (Clapton é Deus).

Nenhum comentário: