quarta-feira, 11 de julho de 2012

ÍDOLOS DA MPB

Rita Lee (1947) é uma cantora e compositora brasileira, considerada a roqueira mais significativa do Brasil.
Rita Lee Jones nasceu em São Paulo. Filha de pai dentista e de mãe pianista, começou a tocar bateria quando tinha 15 anos. Em 1965 formou a banda Mutantes com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista.
Em 1967, acompanhou o músico Gilberto Gil no Festival da Record com a música “Domingo no Parque”. Em 1968 apresentou-se no Festival Internacional “É Proibido Proibir”. Fizeram parte do movimento Tropicalista, que propagava som de vanguarda aliando o rock às manifestações musicais brasileiras.
Nos anos 70, depois de carreira curta e produtiva, encerrou a participação com os Mutantes. Rita Lee seguiu carreira-solo com álbuns antológicos como “Fruto Proibido”, considerado um dos melhores da história do Rock brasileiro. Em 1975, começou relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem se casou e foi seu parceiro profissional. Outro álbum elogiado pela crítica e público foi “Rita Lee" (1979).
Nos anos 80, Rita Lee preferiu seguir caminho mais ligado ao Pop, criando canções populares e menos experimentais comparadas aos tempos da banda Os Mutantes, com destaque para as músicas “Baila Comigo”, “Lança Perfume”, “Desculpe o Auê”. Nos anos 90, seu maior sucesso foi “Acústico MTV. Na outra década, o CD “Balacobaco”, (2003) superou as expectativas de vendas e teve repercussão positiva junto à crítica. O CD foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
Em 2012, Rita Lee lançou CD “Reza”, depois de longo tempo sem gravar.

Nenhum comentário: