quarta-feira, 4 de julho de 2012

ÍDOLOS DA MPB

Pepeu Gomes é filho de músicos e desde cedo aprendeu a tocar violão, guitarra e bandolim. Na década de 70, ao lado de Moraes Moreira, Baby do Brasil (então Baby Consuelo), Paulinho Boca de Cantor, Galvão, Jorginho, Dadi, Bolacha e Baixinho formou o grupo Novos Baianos. O trabalho abriu caminho para sua carreira solo e, em 1978, Pepeu gravou o primeiro LP: Geração de Som.

Nos anos 80, passou a cantar na companhia da mulher, Baby Consuelo, e virou um ícone do Rock. Seus maiores sucessos foram Masculino e Feminino e Planeta Vênus. Depois se dedicou à música instrumental, participando de festivais de jazz e lançando, em 1989, Instrumental On The Road.

Reconhecido com exímio guitarrista, Pepeu Gomes chegou a ser convidado por Dave Mustaine para integrar o Megadeth nos idos dos anos 80, logo após o Rock in Rio.
Outra curiosidade que pouca gente sabe: Pepeu tornou-se amigo de Adrian Smith durante o Rock in Rio I, quando o guitarrista do Iron Maiden fez questão de emprestar seu backline pessoal de Marshalls para o virtuose baiano usar em seu show.

Sem abandonar o lado roqueiro, Pepeu permaneceu compondo e tocando sob a influência do samba, chorinho e frevo. A partir de 1990, se empenhou como guitarrista, relendo velhos sucessos como os chorinhos Brasileirinho (Waldir Azevedo) e Noites Cariocas (Jacob do Bandolim).

A revista norte-americana Guitar World o escolheu como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria world music. "Fui fazer show em Nova York, fizeram uma grande matéria comigo. Eles disseram que eu era um dos melhores. Eu disse: ‘carrego esse título e vou levar isso pro Brasil’. Foi o reconhecimento do meu trabalho", analisa o artista.

Nenhum comentário: