quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MINI BIOGRAFIAS

Anthony Joseph Perry (Lawrence, 10 de Setembro de 1950) é o guitarrista principal da banda estadunidense de hard rock Aerosmith, onde, por vezes, também trabalha como vocalista e compositor. Foi considerado o 84º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone e, em 2001, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame com o resto do Aerosmith . Em 2013, recebeu, junto do parceiro musical Steven Tyler, o ASCAP Founders Award e entrou para o Songwriters Hall of Fame.
Por parte de pai, Perry vem de uma família de portugueses, originalmente da Madeira. Seu avô foi obrigado a mudar o sobrenome da família de 'Pereira' para 'Perry', devido a lei de emigração nos Estados Unidos. Por parte de mãe, o guitarrista vem de uma família de italianos, originalmente de Nápoles.
Joe nasceu em Lawrence, no Estado de Massachusetts, e cresceu na pequena cidade de Hopedale. Seu pai, Anthony Perry, era um contador e sua mãe, Mary Ursillo, era uma professora de educação física do colegial. Posteriormente, Mary mudou-se para o Arizona, quando seu marido faleceu em 1975. Perry estudou na Vermont Academy, em Saxtons River.
Quando Perry começou a sua carreira como músico, ele formou a The Jam Band com Tom Hamilton. Algum tempo tempo depois, o guitarrista conheceu Steven Tyler, que tinha uma banda chamada Chain Reaction. As duas bandas se formaram e assim formou-se o Aerosmith que, além de Joe, Steven e Tom, também contava com Brad Whitford e Joey Kramer.
Inicialmente, a banda foi tratada como uma tentativa fracassada de imitação dos Rolling Stones, mas, assim que a banda conseguiu um contrato com a Columbia Records, o talento dos cinco rapazes foi notado e eles explodiram nas paradas de sucesso e na rádio FM com os álbuns Toys in the Attic (1975) e Rocks (1976). O grupo criou músicas que fizeram sucesso no mundo inteiro e que, atualmente, são clássicos do hard rock, tais como "Dream On", "Same Old Song and Dance", "Sweet Emotion", "Walk This Way", "Back in the Saddle" e "Last Child".
Durante esse período, Perry e Tyler ficaram conhecidos como os Toxic Twins ("Gêmeos Tóxicos", em português) devido às suas festas pesadas e o uso abusivo de drogas. Os fãs de Aerosmith ficaram conhecidos como a Blue Army ("Armada Azul", em português) porque, nos shows, compareciam vestidos de jaqueta jeans azul.
Depois do popular Rocks, as drogas começaram a atrapalhar o processo criativo e o relacionamento da banda. O uso de substâncias ilegais estava tão descontrolado que o álbum seguinte foi gravado em um casarão abandonado de Nova York, com quartos separados por grandes corredores. Perry e Tyler passavam grande parte do tempo se drogando dentro desses quartos e gravavam suas partes separados do resto da banda. O grupo também estava entretido com seus hobbies, tais como dirigir carros em alta velocidade e atirar em alvos perto da locação. Quando lançado em 1977, no entanto, Draw the Line foi um sucesso imediato. Contudo, o álbum não teve tanto impacto na sociedade como os últimos, mesmo com os singles "Draw the Line" e "Kings and Queens" entrando na Billboard Hot 100. No álbum, Perry tem os vocais principais na música "Bright Light Fright". O grupo entrou em turnê durante o ano seguinte, mas os shows do Aerosmith não eram mais os mesmos, já que as drogas afetavam cada integrante da banda de forma diferente. Em 1978 a banda lançou o álbum Live! Bootleg, o single "Chip Away the Stone" e o cover "Come Together", dos Beatles, que veio a se tornar o último single do grupo a entrar no top 40 em quase uma década. Eles também participaram do filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Em 1979, o Aerosmith foi a atração principal do World Series of Rock, que também contava com Van Halen, Ted Nugent, AC/DC e Foreigner. Durante uma briga nos bastidores do evento, a mulher de Joe jogou um copo de leite na mulher de Tom. Tyler e Perry também tiveram uma discussão intensa que, logo depois, terminou com a saída do guitarrista do grupo. O Aerosmith lançou o Night in the Ruts com alguns solos e riffs já sem a participação de Perry. Joe lançou, em 1980, seu primeiro álbum fora do Aerosmih, o Let the Music Do the Talking, que vendeu cerca de 250 mil cópias nos Estados Unidos. Sob a MCA Records e com uma nova equipe (Mach Bell no vocal, Danny Hargrove no baixo e Joe Pet na bateria), o The Joe Perry Project lançou I've Got the Rock'n'Rolls Again, em 1981, e Once a Rocker, Always a Rocker, em 1983. Esses não venderam tanto quanto o primeiro álbum do projeto, cada um alcançando a marca de 40 mil cópias vendidas nos EUA. Mesmo depois do fracasso de vendas, a banda saiu em turnê junto com Brad Whitford e a Huey Lewis and the News.
No dia 14 de Fevereiro de 1984, ambos Perry e Whitford se encontraram com os outros membros do Aerosmith, o que levou-os a reunir a banda dois meses depois. A banda assinou um contrato com a Geffen Records e contratou um novo manager, Tim Collins, que teria um papel essencial na volta bem sucedida da banda na década seguinte.
O grupo começou a "Back in the Saddle Tour" e, em 1985 lançou o Done with Mirrors. No entanto, o novo álbum não fez tanto sucesso quanto o esperado. O single "Let the Music Do the Talking" (um remake da música do The Joe Perry Project) também não recebeu grande visibilidade por parte da mídia. Em 1986, Perry e Tyler colaboraram no remake de "Walk This Way" que a banda de hip hop Run-D.M.C. tinha interesse em realizar. A música fez tremendo sucesso e ajudou o Aerosmith a voltar para as paradas de sucesso. Depois de ficarem limpos com um tratamento em uma clínica de reabilitação, a banda fez parceria com grandes compositores, tais como Desmond Child e Jim Vallance, com o produtor Bruce Fairbairn e com os diretores de videoclipes Marty Callner e David Fincher. Dessa forma, a banda fez o retorno mais bem sucedido da história da música, lançando os álbuns Permanent Vacation (1987), Pump (1989) e Get a Grip (1993). O grupo também lançou singles que fizeram extremo sucesso, tais como "Dude (Looks Like a Lady)", "Angel", "Rag Doll", "Love in an Elevator", "Janie's Got a Gun", "What It Takes", "The Other Side", "Livin' on the Edge", "Cryin'", "Amazing" e "Crazy". O Aerosmith também recebeu diversos prêmios nessa época, incluindo quatro Grammy Awards e doze MTV Video Music Awards. Perry e Tyler voltaram a se aproximar, escrevendo juntos grandes sucessos e até passando férias com suas as famílias reunidas, depois da "Get a Grip Tour". Em 1996, enquanto o grupo gravava mais um álbum, o manager do Aerosmith começou a jogar boatos entre os membros da banda dizendo que alguns tinham voltado a usar drogas, o que quase separou-os de vez. Mesmo sendo gratos por tudo que ele havia feito pela banda nos últimos anos, o Aerosmith demitiu Collins e seguiu em frente com um novo manager.
Nine Lives foi lançado em 1997. Continha os hits "Falling in Love (Is Hard on the Knees)" e "Pink" e deu nome à uma turnê que durou três anos. Durante esse tempo, Joe e Steven estrelaram um comercial da GAP e a banda lançou o livro "Walk This Way: The Autobiography of Aerosmith", a autobiografia do Aerosmith. Em 1998, o grupo conseguiu o seu primeiro hit número um na Billboard Hot 100. "I Don't Want to Miss a Thing" fazia parte da trilha sonora do filme Armageddon, no qual a filha de Steven, Liv Tyler, participava. Em 1999 a Walt Disney World lançou uma montanha-russa inspirada no grupo, a Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith.
O game Guitar Hero: Aerosmith foi lançado em 2008. O jogo contém músicas da banda para serem tocadas. Em 2009, o The Joe Perry Project lançou o álbum Have Guitar, Will Travel. Seu primeiro single foi a música "We've Got a Long Way to Go". Joe saiu em turnê para divulgar o álbum, já que todas as datas do Aerosmith haviam sido canceladas após Steven Tyler cair do palco e lesionar cabeça, ombro e pescoço. A banda fazia um show em Sturgis quando Steven, ao dançar na passarela do palco, caiu diretamente no chão. As tensões começaram a crescer, chegando no ponto onde nenhum membro do grupo se falava. A mídia divulgava que Tyler havia deixado a banda e que Perry e os outros membros procuravam por um novo vocalista. Contudo, no dia 10 de Novembro de 2009, Steven fez uma aparição surpresa em um show da The Joe Perry Project e anunciou que não deixaria o Aerosmith. Depois disso, eles tocaram "Walk This Way".
Depois de passar por uma clínica de reabilitação, Steven Tyler anunciou que o Aerosmith voltaria aos palcos em 2010 para uma turnê chamada Cocked, Locked, Ready to Rock Tour. Durante a turnê, Steven aceitou ser jurado do programa American Idol sem consultar a banda, o que deixou os outros membros ainda mais irritados. Em 22 de Março, as tensões entre Tyler e Perry pareceram evaporar quando Joe foi ao American Idol tocar uma versão de "Parabéns a Você", em comemoração ao aniversário de 64 anos de Steven. A banda passou, então, grande parte do ano de 2011 gravando um novo álbum, o primeiro de material inteiramente novo em 11 anos. O Aerosmith entrou em turnê pela América do Sul e pelo Japão e continuou gravando o disco até 2012. Foi anunciado que o próximo álbum da banda a ser lançado seria o Music from Another Dimension!. O primeiro single, "Legendary Child", foi lançado ao vivo durante a final da décima primeira temporada do American Idol. "What Could Have Been Love", "Lover Alot" e "Can't Stop Lovin' You" foram os outros singles do álbum, lançados entre o final de 2012 e Janeiro de 2013. No dia 17 de Abril Joe e Steven receberam o ASCAP Founders Award. Nos dias 13 e 22 de Junho, entraram para o Songwriters Hall of Fame e para o Hollywood Bowl Hall of Fame, respectivamente.
Depois da extensa Global Warming Tour (que passou pela América do Norte e do Sul, pela Ásia e pela Europa), Perry concentrou-se em uma autobiografia. Antes de lançá-la, saiu em turnê com o Aerosmith mais uma vez pela Let Rock Rule em todo o território norte-americano. Para divulgar os shows, o guitarrista pichou diversos muros de Los Angeles junto de um grafiteiro profissional, o que gerou certa polêmica já que grande parte dos muros eram de propriedades privadas. Quem abriu os shows do grupo foi Slash e o grupo de Myles Kennedy and the Conspirators. No dia 7 de outubro de 2014, Perry lançou oficialmente sua autobiografia sob o título de "Rocks: My Life In and Out of Aerosmith". Em entrevista, ele disse que achava importante contar o seu ponto de vista das histórias do Aerosmith (já que discordava de muitas coisas que Steven havia dito em seu próprio livro). Tyler chegou a dizer que nunca leria o livro de Joe porque isso poderia gerar novas brigas internas.
No dia 13 de fevereiro de 2015, a assessoria de imprensa do Rock in Rio anunciou que o supergrupo Hollywood Vampires (composto por Alice Cooper, Johnny Depp e Joe Perry) fará seu primeiro show para o público durante o evento que ocorre em setembro, no Brasil. A banda tem intenção de lançar um álbum em breve.


Nenhum comentário: