segunda-feira, 24 de junho de 2013

FOTO DO DIA

Social Distortion

O termo Emo (Emotional Hardcore), que surgiu no início da década de 80 e após popularizar-se passou a abranger vários estilos de canções românticas, no sentido mais piegas da palavra, designava uma forma de fazer punk rock, que utilizava a subjetividade como meio, ao invés de críticas panfletárias.
Um sentimento de inadequação e vazio que Buzzcocks, Ramones, Dead Boys, Damned, Television e tantos outros explicitaram no início de forma direta e agressiva ainda estava presente, porém, agora com um ritmo mais lento e letras introspectivas.
Ao lado de Hüsker Du e Fugazi, o Social Distortion pode ser considerado um dos precurssores do estilo.
O grupo surgiu em 1979 na cidade norte-americanda de Orange Country, Califórnia, onde a cena punk estabeleceu sólida estrutura. Esta popularidade pode ser explicada pelo grande números de skatistas no estado californiano, onde o esporte teve início na década de 50. Tanto o punk rock, quanto suas vertentes, mais especificamente o hardcore, costumam ter os praticantes de skate como público.
As letras de Mike Ness, exceção feita ao álbum ‘Mommy´s Littel Monster’, que ainda trazia um discurso panfletário, tratam de desilusão, incompreensão, sempre escritas em primeira pessoa, portanto de um ponto de vista extremamente intimista. Ness usa cenas do cotidiano para falar sobre insatisfação.
A banda permaneceu em silêncio e veio a se separar uma vez em 1985, devido ao vício em drogas de Mike Ness. Porém, eles se reagruparam em 1987 e continuam em atividade até hoje, especialmente após a morte de seu guitarrista original, Dennis Danell, devido a um aneurisma cerebral em 2000. Desde seu começo, a história da banda tem sido como uma porta-giratória virtual de talentos, com muitos membros indo e vindo; no entanto, Ness permaneceu.
Até agora, a banda Social Distortion lançou seis álbuns de estúdio, um ao vivo (com canções de vários artistas) e dois DVDs. O seu último álbum, Sex, Love and Rock 'n' Roll, foi lançado em 28 de setembro de 2004 e é seu primeiro lançamento com o atual guitarrista Jonny "2 Bags" Wickersham, o substituto do antigo Danell.

Nenhum comentário: