segunda-feira, 13 de maio de 2013

FOTO DO DIA

Helmet

O Helmet foi formado em 1989 pelo vocalista e guitarrista Page Hamilton, que saiu de Oregon para morar em NovaYork para estudar Jazz e violão clássico. Com isso, se tornou PHD em Jazz, pela Universidade de Nova York. Com fortes influências de Sonic Youth, Killing Joke, Aerosmith, AC/DC e Led Zeppelin e por seu conhecimento sobre Jazz, Hamilton decidiu formar a banda, mostrando uma maneira diferente de tocar Rock, mesclando Heavy Metal com o groove do Funk e as improvisações jazzisticas.Conhecido como "uma banda pensante de Heavy Metal", o Helmet resolveu evitar os padrões tradicionais do Metal, como cabelos compridos, acessórios, roupas de couro, para um modelo mais simples, como bermuda e tênis, no melhor estilo skatista. Naquela época, o Grunge tomava conta no cenário musical, enquanto bandas como Metallica e Guns 'N Roses alcançavam o auge de suas carreiras.
Após estrear com um EP e seu álbum completo Strap It On (1990), Page Hamilton e cia assinaram com a Interscorpe Records para gravar Meantime. Com dez faixas de tirar o fôlego, o disco mantém as tradicionais características da banda. In The Meantime abre o registro com as batidas e com o riff grudento, com os vocais rapeados de Hamilton. Unsung foi o primeiro single, fazendo com que o álbum alcançasse a 68ª posição da Billboard 200.
Helmet fez várias turnês, lançaram discos, mas depois de mudanças de formação e diferenças musicais, a banda encerrou suas atividades em 1998. O retorno se deu em 2004, quando Page Hamilton estava ouvindo no rádio um fã que disse que estava candaso do Nu-Metal e que estava ouvindo Helmet. Foi então que Page reuniu sua banda, contando com Chris Traynor (g), Frank Bello (bx, Anthrax) e John Tempesta (bt, Cult) para gravar Size Matters.
Atualmente, a banda faz poucas apresentações, incluindo passagens pelo Brasil.

Nenhum comentário: