quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ÍDOLOS DA MPB

Um dos músicos brasileiros mais celebrados no exterior, nasceu em Niterói (RJ) e estudou piano desde criança, passando na juventude do clássico para o jazz. No início dos anos 60 passou a se apresentar em jam sessions de casas noturnas cariocas, especialmente no Beco das Garrafas, participou de festivais de jazz e liderou o Brazilian Jazz Sextet (chegando a gravar como o jazzista Cannonball Adderley) e mais tarde o Sexteto Bossa Rio, com quem se apresentou no Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, em 1962. O disco do grupo Sergio Mendes & Bossa Rio, de 1964, com arranjos de Tom Jobim, é considerado básico no instrumental da bossa nova. Ainda nos anos 60 excursionou por vários países com outros conjuntos até formar o Brazil 66, que gravou discos e fez turnês com muito sucesso. O disco "Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brazil 66" vendeu mais de um milhão de cópias, com o sucesso "Mas Que Nada" de Jorge Ben, chegando aos primeiros lugares das paradas de sucessos norte-americanas. Tocou na Casa Branca em 1967 e gravou muitos discos, individuais ou com os conjuntos que montou, sempre mesclando bossa nova, jazz e ritmos brasileiros populares, instrumentistas brasileiros e estrangeiros, e músicas como "Ponteio" (Edu Lobo/ Capinam) e "A Banda" (Chico Buarque). Em 1993 ganhou o prêmio Grammy.
Tem mais de trinta discos lançados, e o mais recente deles conta com participações especiais de, entre outros, Stevie Wonder e Black Eyed Peas.
Pouca gente sabe, mas durante a época de pobreza de Harrison Ford, o ator que participou de filmes de mais de 100 milhões de dólares de bilheteria, foi carpinteiro de Sérgio Mendes.



Um comentário:

Anônimo disse...

ivkgd [url=http://drdrebeatsuksales.co.uk]dr dre beats[/url] btnxj http://drdrebeatsuksales.co.uk vjmlr [url=http://beatsbydreukforsales.co.uk]cheap beats by dre[/url] uljuz http://beatsbydreukforsales.co.uk saknq [url=http://cheapdrebeatsuksale.co.uk]cheap beats by dre[/url] vsykb http://cheapdrebeatsuksale.co.uk sprgi [url=http://cheapestbeatsheadphones.co.uk]beats outlet[/url] roaau http://cheapestbeatsheadphones.co.uk cxqhn [url=http://cheapestdrebeats.co.uk]cheap beats by dre[/url] flwxf http://cheapestdrebeats.co.uk zjrqv [url=http://cheapdrebeatssale.co.uk]cheap beats by dre[/url] lbzvk http://cheapdrebeatssale.co.uk ojbu