quarta-feira, 11 de abril de 2012

ÍDOLOS DA MPB

Há 14 anos morria uma das vozes mais marcantes do Brasil: Sebastião Rodrigues Maia, popularmente conhecido como Tim Maia deixou a música aos 55 anos, após internação hospitalar devido a uma infecção generalizada.
Tim nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde em sua infância  teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Tim Maia se destacou no cenário musical brasileiro por seu estilo soul de cantar. Com a voz grave e carregada, tornou-se um dos grandes nomes da música brasileira.
Conquistou o prêmio Sharp na categoria de melhor cantor e grande vendagem de discos. Suas músicas fazem sucesso até hoje. Dentre elas destacaram-se: "Não Quero Dinheiro", "Gostava Tanto de Você”, "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo".
Muitas músicas suas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil. Na década de 90, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu em 15 de março de 1998. É amplo seu legado à história da música brasileira, tendo inaugurado um estilo que futuramente viria a ser cantado por diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta. A revista Rolling Stone classificou Tim como o 9º maior artista da música brasileira.