quinta-feira, 17 de junho de 2010

FAHRENREIT 2010 - O FILME

Nosso correspondente na África para Copa do Mundo, Rafael Jabah ou Jarbas Tarú, manda novas notícias.
Segurei um pouco o texto, pois, estava apreensivo quanto ao resultado da estréia da Seleção Brasileira, terça-feira passada.
Passado o sufoco, leiam com atenção o que segue abaixo.
Infelizmente, como em qualquer lugar no Mundo, nem tudo são flores.


Balde de água fria.
Por Jarbas Tarú

Não que eu fosse um completo inocente crente que tudo é uma maravilha como aparenta nos veículos oficiais da Copa do Mundo. Mas o que vi na última quarta-feira em uma sala de cinema improvisada na província de Kwazulu-Natal me estarreceu.

O filme Fahrenheit 2010, do realizador Craig Tanner e da Levitatios Films mostra o back stage da Copa do Mundo da África do Sul. São cenas e entrevistas intercaladas com frases sempre sobre sobre futebol de personalidades como Pelé, Che Guevara e Nietzsche.

O filme começou a ser rodado com a ajuda de um amigo italiano que morreu há uns 4 anos e ficou pronto no fim do ano passado. Por esse contato tive a oportunidade de participar deste lançamento quase que clandestino junto a outras 40 ou 50 pessoas.

O poder da FIFA junto ao Estado semi-ditatorial (se é que isso existe) que é a África do Sul conseguiu que a exibição do documentário, de 52 minutos, só fosse liberada para a reprodução aqui na África do Sul após a Copa do Mundo.

Na verdade são duas versões. Uma com 52 minutos e outra com aproximadamente 2 horas. Vi a de 52 minutos.

São fatos e depoimentos que me fizeram menos eufórico em relação a esta copa. Muita injustiça e humilhação para um povo que já sofre há décadas com um sistema opressor. Seja oficial ou não esta opressão.

Aqui vou escrevendo depois de pesquisa pouco`a pouco sobre alguns fatos que ocorreram e foram abafados para que a Copa rolasse como todos vêm pela TV.

Assassinatos, corrupção, e até destruição de escolas. Bilhões investidos em um estádio localizado em uma área onde o time de Futebol mais próximo está a milhares de quilômetros. E o que é pior, para abrigar apenas 4 jogos durante a copa.

No Brasil podemos ter todo o tipo de pilantragem. Exatamente como aqui. Mas pelo menos time de futebol perto de estádio não vai faltar.

A correria está monstra deste lado, então vou escrevendo sempre que puder, mas sem regularidade.

Nenhum comentário: