quinta-feira, 9 de abril de 2009

CANNABUSINEES / LINKS LEGAIS


Achei o título acima, da revista The Atlantic, super criativo, mas a história é seríssima. Em 1996, os eleitores da Califórnia aprovaram em referendo (Proposition 215) a legalização do uso médico da maconha, apesar da proibição legal do cultivo e da venda a nível federal. Confirmado o uso legal da cannabis para a medicina em uma série de embates nas cortes da Califórnia, floresceu no estado uma lucrativa indústria da maconha, coisa de 20 milhões de pés no estado e US$ 14 bilhões de comércio ao ano. O camarão é distribuído a 200 mil usuários devidamente certificados por médicos do estado mais haribô dos EUA, berço do movimento hippie e do movimento gay. É gente que sofre de cefaléia a câncer em estado terminal, passando por estresses variados e depressões.
A revista mostra que o comércio legal da maconha gera US$ 100 milhões em impostos para o estado todos os anos, uma renda nada desprezível para um governo que, apesar da força de Schwarzenegger, está praticamente quebrado do ponto de vista financeiro.

Mas o melhor da reportagem é que o jornalista da revista, Joshua Green, simplesmente se inscreve num dos cursos sobre cannabis da Oaksterdam University, uma escola profissionalizante fundada em 2007 em Oakland (do outro lado da baía em frente a San Francisco) e que se dedica ao negócio da maconha. Os cursos e palestras vão na linha "tipos de maconha e seus efeitos psicológicos", "como escolher as melhores sementes", " como regularizar a sua plantação junto à polícia", "estoques reguladores", "como garantir a segurança dos seus estoques", "maconha que anima e maconha que relaxa", "como cuidar de uma estufa de cannabis" e por aí vai.
E por fim, fica-se conhecendo algumas particularidades do cultivo legal da maconha na Califórnia. Tipo pacientes ou seus responsáveis podem cultivar até 12 pés de maconha para uso próprio, mas a cidade de Oakland permite até 72 pés.
Richard Lee, o fundador da Oaksterdam (uma brincadeira com a cidade de Amsterdam, onde se pode fumar maconha legalmente em bares próprios para isso), fez o logo da faculdade com base no brasão de Harvard, trocando o Latin Veritas de um pelo Cannabis de outro. Segundo Lee, o objetivo da escola é "imbuir nos estudantes uma visão de mundo e estimulá-los a correr atrás para mudar o mundo". Uma revolução maconheira, nas palavras de um dos diretores da escola.
Este país é uma surpresa a cada dia.

* Enviado por Klaus Duus

---------------------------------------------------------------------------


LINKS LEGAIS



Para baixar esse vídeo, o torrent tá aqui logo abaixo.
Como surgiram os palavrões?
Aqui está a resposta de forma bem humorada.
* Enviado por Marcelinho

Nenhum comentário: