quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MINI BIOGRAFIAS


O ZZ TOP é umas das principais bandas do “Southern Rock”. Desde 1969 na ativa o “Power Trio” vem lotando casas de shows por onde passa. Resultado da sua música que traz um “Blues Rock” mesclado a um “Hard Rock” de forma contagiante e empolgante. Trago para vocês aqui um resumo da grande história que envolve esses excelentes artistas.
MOVING SIDEWALKS era o nome de uma banda de “Rock Psicodélico” que BILLY GIBBONS (vocal, guitarra) formou em 1967, além dele faziam parte: DON SUMMERS (baixo), DAN MITCHELL (bateria) e TOM MOORE (órgão). Em 1969 MORE e SUMMERS foram convocados para o exército dos EUA. Para preencher essa lacuna GIBBONS chama BILLY ETHERIDGE para o baixo e LANIER GREIG para os teclados. Passaram-se mais algumas formações até GIBBONS decidir criar outro grupo com outro nome.
A idéia de se chamarem ZZ TOP o próprio GIBBONS conta em sua autobiografia “Billy F. Gibbons: Rock + Roll Gearhead”. Veio da junção dos nomes “ZZ HILL” e “BB KING”, primeiramente se chamaria “ZZ KING”, porém tal nome faria muita menção ao cantor americano, e sabendo que BB KING na época estava no “Topo”, GIBBONS então resolveu “batizar” a banda como ZZ TOP. Os membros se estabeleceram em: BILLY GIBBONS (vocal, guitarra), FRANK BEARD (bateria) que Trouxe DUSTY HILL (baixo, vocal) da banda em que tocaram juntos, AMERICAN BLUES.
Em 1970 o trio fez seu primeiro show em um antigo bar de Houston, e por anos excursionaram pelo Texas. Nesse período assinaram com a “London Records” onde gravaram os seus dois primeiros álbuns, “ZZ Top’s First Album” (1971) e “Rio Grande Mud” (1972), este segundo emplacando seu primeiro “Hit” “Francine” e a ótima “Chevrolet”. Com mais exposição, em 1973 eles abriram três shows para os ROLLING STONES no Havaí, e em seguida gravaram o álbum “Tres Hombres” conquistando assim, o primeiro disco de platina. A sua oitava faixa, “La Grange” alcançou o 41º lugar na lista “Pop Singles” da “Billboard” e o disco a 8º no “Pop álbuns” da mesma revista. Em 1975 foi a vez do lançamento de “Fandango”, metade do álbum veio ao vivo e outra no estúdio. Deles são “extraídos os clássicos “Tush” e “Heard on the X. O próximo trabalho, “Tejas” que em sua “bagagem” traz o “single” “Arrested for Driving While Blind” fez a banda excursionar por todo o ano de 1976, e atingiu a venda de um milhão de cópias. Após isso eles deram uma “pausa”, e aproveitando esse tempo, o seu “Manager” “Bill Ham” aproveitou para negociar com a “London Records” os direitos que ela possuía sobre os materiais gravados para distribuí-los a sua nova gravadora, “Warner Bros Records”. Em 1979 o trio se se reúne novamente fazendo novos shows e trazendo consigo um novo álbum, “Degüello”. A partir daí o visual da dupla HILL e GIBBONS com suas longas barbas passaria a ser uma das marcas registradas da banda. Ironicamente o único que não deixou a barba crescer foi FRANK “BEARD”. Dois de seus grandes “Hits” estão nesse álbum, “Cheap Sunglasses! E o cover para “I Thank You” de SAM & DAVE.
Novos experimentos na música de ZZ TOP marcaram a sua entrada nos anos 1980. O álbum “El Loco” lançado em 1981 trouxe efeitos eletrônicos e uso de sintetizadores às músicas, e mais essa característica se encaixou na banda. “Tube Snake Boogie” e “Party on the Patio” são boas representações dessa “bolacha”. Já em 1983 saiu a mais importante façanha dos caras, o álbum “Eliminator” só nos EUA vendeu 11 milhões de cópias, permanecendo nas paradas por mais de três anos e meio. “Enquanto ainda durava essa festa, no ano de 1985 lançaram outro álbum de inéditas, “Afterburner” que claro, não superou o antecessor, mas fez sucesso com as músicas “Sleeping Bag”, “Rough Boy”, e “Velcro Fly”.
Depois de umas férias o “Power Trio” chegou aos anos 1990 com o último trabalho pela “Warner”. O esperado “Recycler” gravado no mês de março do primeiro ano da década. Teve uma grande aceitação na Europa, principalmente na Inglaterra, mas nunca chegou a alcançar os seus dois antecessores nas vendas. No mesmo ano fizeram a trilha sonora para o filme “De Volta para o Futuro III”. Em 1992 fecham com a RCA e lançam em janeiro de 1994 o álbum “Antenna” que arremete a banda de volta às raízes. Passando para 1996, outra virada na musicalidade, o álbum “Rhythmeen” traz canções mais pesadas mostrando que a banda ainda tinha muita “lenha pra queimar”. Em setembro de 1999 o álbum XXX marcou o trigésimo aniversário da banda.
Em setembro de 2003 foi a vez de chegar “Mescaleno”, ele marcou também o final do contrato com a RCA. O álbum traz toda a magia do “Blues Rock” que o ZZ TOP sempre gostou de fazer e alcançou a 57º posição na “Billboard 200”. Em 2007 a banda foi homenageada no “HV1 Rock Honours”. Depois de 9 anos chega ao mercado em setembro de 2012 o mais novo álbum de inéditas, “La Fututa”, lançado pela “Universal Music” e que traz dez temas mais dois bônus.
Em 26 de Junho de 2010, a banda apareceu no palco do Crossroads Guitar Festival de Eric Clapton. Duas canções de sua performance no festival são destaques no DVD de mesmo nome de 2010.
Depois de anos sem lançar nenhum trabalho inédito desde o último álbum Mescalero de 2003, em 5 de Junho de 2012, o ZZ Top lançou um EP em formato digital, pelo iTunes chamado, Texicali. O novo disco de estúdio, La Futura produzido por Rick Rubin, foi lançado em 11 de Setembro de 2012. Em 10 de Junho de 2013, a Warner Bros. Records lançou o box, The Complete Studio Albums 1970-1990 com 10 CDs incluindo as mixagens originais dos primeiros álbuns. Em 22 de Julho de 2014, a banda lança mais um DVD ao vivo gravado em Montreux, chamado, Live at Montreux 2013.


Nenhum comentário: