segunda-feira, 11 de março de 2013

FOTO DO DIA

Sonic Youth

Nova York, meados dos anos 80, em meio a um cenário musical convulsionado pelos ecos do movimento punk, surge uma das mais inventivas bandas das últimas décadas, o Sonic Youth. Mergulhando profundamente nas tessituras do rock experimental, o grupo, encabeçado pelo guitarrista Thurston Moore, ganhou os palcos americanos e europeus, conquistando a admiração da mídia e o entusiasmo dos fãs com excelentes álbuns como Sister e Daydream Nation.
Aproveitando a liberdade de criação propiciada pelos selos com os quais assinava, o Sonic Youth concebeu verdadeiros hinos do rock alternativo. É impossível desvincular o legado do gênero de canções potentes como Teenage Riot, Dirty Boots e Sugar Kane. A agressividade sonora, nos moldes dos Stooges, modelava a ascensão do grupo, que acompanhou o lendário Neil Young durante uma turnê no inicio da década de 90.
Enquanto a baixista Kim Gordon convertia seu sex-appeal num sedutor vocal, Thurston, Lee Ranaldo e Jim O´Rourke travavam hipnotizantes duelos de guitarra, acompanhados pela competente bateria de Steve Shelley. Tudo isso resultava em um trabalho distante do convencional, pautado pelo excesso de microfonia e distorção que, embora agradasse grande parte da mídia especializada, deixava o Sonic Youth orbitando distante do mainstream.
Duas décadas de carreiras completadas no início do século XXI, e a banda, que para alguns críticos não tinha mais nenhum coelho para tirar da cartola, demonstra uma incrível capacidade de se reinventar. NYC Ghosts And Flowers, Murray Street e Sonic Nurse são três dos melhores trabalhos do Sonic Youth, obras que equilibram a antiga sonoridade dissonante a arranjos mais diretos e texturas melodiosas.

Curiosidades:

Kim Gordon e Thurston Moore já foram casados.

  • No clipe da canção The Empty Page, Kim escreve na camiseta de Thurston "I´m not Beck", aludindo à semelhança entre o guitarrista do Sonic Youth e o cantor americano.
  • O poeta beat William Burroughs cooperou com a arte gráfica do álbum A Thousand Leaves.
  • O ex-baterista da banda, Richard Edson, pendurou as baquetas para abraçar a carreira de ator, tendo participado de filmes como Platoon e Bom Dia Vietnã.
  • Olivier Assayas dirigiu Noise, um documentário sobre a sonoridade da banda em cima dos palcos. Outro filme que conta com a participação do grupo é Kill Your Idols (nome de um dos primeiros álbuns do Sonic Youth), que traça um panorama do rock alternativo de Nova York.
  • O Sonic Youth se apresentou três vezes no Brasil: em 2000, no Free Jazz Festival, e em 2005, no Claro Q É Rock e em 2011 no SWU.
  • Nenhum comentário: