terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DA SÉRIE: DESMISTIFICANDO O ÁCIDO

Parte I

Mountain - 'Mississippi Queen' (1970)





Parte II

The Sensational Alex Harvey Band - 'Midnight Moses' (1974)

Existe um debate sério sobre se o Kiss 'chupou' o lance da maquiagem do guitarrista Zal Clemingson (na marca de 1:50m do vídeo dá pra ver que o cara fez escola). Mas não vamos entrar nesse mérito, ambas as bandas são divertidas.





Parte III

Traffic - 'Freedom Rider' (1972)

Jim Capaldi estava em outra dimensão, tanto que dispensaram ele do seu papel de baterista naquela noite. Deram um pandeiro para ele na esperança de diminuir a onda, o que talvez tenha sido uma ótima idéia... A prova cabal de que a onda do ácido as vezes não tem volta veio em 2001, quando ele resolveu regravar a famigerada canção 'Ana Júlia' dos Loser Manos, junto com seus amigos George Harrison, Ian Paice (Deep Purple) e Paul Weller (The Jam). Esse ácido era forte.





Parte IV

Band of Gypsys - 'Who Knows' (1970)

Jimmy Hendrix, Buddy Miles e Billy Cox. Essa é mais por causa do Buddy Miles do que pelo próprio Jimmy. Baterista blueseiro de raíz que ciclava pelo rock com uma facilidade absurda, com a voz que lhe era peculiar. Aliás, ledo engano achar que o Blues não bebeu dessa água (LSD), muito pelo contrário... Se bobear eles ensinaram aquela rapeize, com frases do tipo "heroína não é pra você branquelo, tenta aquela pedra de açúcar lá no canto".




Bônus:


Buddy Miles e Buddy Guy - 'Texas' (1969, Inglaterra)
é tanto feeling que chega a doer...


Parte V

Pink Floyd - 'See Emily Play' (1967)

Talvez uma das músicas mais bonitas já feitas. Syd Barret, apesar de ser o autor e cantor dessa canção, não aparece do vídeo... Dizem que essa época (por volta de 67) marcou o começo da bad trip de ácido que ele teve, uma das mais famosas da história da música (ao lado daquela de Cat Stevens), que resultou na sua saída da banda e em um perído de reclusão auto-imposta de mais de trinta anos. De resto, acho que as imagens falam por si só... Claramente uma das mais expontâneas viagens de ácido já registradas.




As primeiras cinco partes estão aí. São dez. Postaremos o restante em breve.

* Enviado por Led Brasil

Nenhum comentário: