quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

MINI BIOGRAFIAS

Ian Gillan (Hounslow, 19 de agosto de 1945) é um cantor inglês que tornou-se conhecido em todo o mundo como vocalista e compositor da banda de rock Deep Purple, tendo participado em diversas formações da banda, incluindo a considerada clássica. Gillan também cantou no Black Sabbath, gravando o disco Born Again, lançado em 1983.
Inicialmente influenciado por Elvis Presley, Gillan liderou vários grupos em meados dos anos sessenta, mais notavelmente Episode Six, mas seu primeiro encontro com o sucesso comercial difundido foi depois de entrar no Deep Purple em 1969. Depois de uma carga de trabalho quase que sem parar, tempo durante o qual gravou seis álbuns em quatro anos, e as relações problemáticas entre a banda, especialmente o guitarrista Ritchie Blackmore, Gillan demitiu-se do grupo em junho de 1973, depois de ter dado um longo prazo de avisos a seus empresários.
Ian Gillan nasceu no Chiswick Maternity Hospital, em Hounslow, na Inglaterra. Seu avô materno, Arthur Watkins, era cantor de ópera profissional, um barítono educado em Milão. Vive com Bron, com quem se casou três vezes - a primeira quando o Deep Purple estava gravando o disco Perfect Strangers. Gillan convivia com Bron desde 1982 e deste relacionamento nasceu sua única filha, Grace, ao final de 1983.
Seu apelido mais famoso é Silver Voice ("Voz de Prata"). Indicando assim seu grande potêncial vocal. Gillan é considerado um dos maiores cantores de heavy metal de todos os tempos. Ficou em 4° numa eleição da rádio digital Planet Rock, e em 43º na revista espescializada em heavy metal Hit Parade.
Algumas lendas sobre Gillan dão conta de que ele usava calças apertadas para potencializar os gritos de "Child in Time", e que cantava nu em estúdio, durante as gravações, para se sentir à vontade (viria daí oapelido Naked Thunder, citado na música "Hungry Daze", do disco Perfect Strangers, do Deep Purple, e nome do álbum solo lançado em 1989/90).
Ian começou sua carreira na adolescência, como vocalista de diversas bandas de hard rock inglesas, como: The SweetThe Javelins e Episode Six.
Jon Lord e Ritchie Blackmore convidaram Ian Gillan para substituir Rod Evans como vocalista do Deep Purple, após assistirem uma de suas apresentações na Episode Six, em 1969.
Gillan permaneceu no Deep Purple até 1973, em uma das fases mais aclamadas da banda, participando dos álbuns In Rock, Fireball, Machine Head e Who Do We Think We Are. Durante esta época, participou daopera rock Jesus Christ Superstar, gravando a voz de Jesus Cristo na produção original em 1970, de Andrew Lloyd Webber.
Ian Gillan é considerado um dos melhores vocalistas do mundo na década de 1970.
Gillan se firmou como uma das referências do Hard Rock, Heavy Metal, virando uma referência dentro do gênero, o primor técnico, assessora por uma das melhores ‘cozinhas’ do Rock ‘n roll. Ian Paice na bateria pulsante, toda virtuose, técnica, amparadas por uma musicalidade genuína, de blues, Jazz, e a bagagem que o marcou o seu processo de composição, harmonia rebuscada com fortes influencias da música clássica, Richie Blackmore e no Baixo, Roger Glover, dando o tom pesado, marcante para a banda, Jonh Lord, a confirmação da psicodelia, inspiração, virtuose, o complemento da explosão sonora que foi e é a lendária banda Inglesa.
DEEP PURPLE tem quase 50 anos de estrada, e de fato, levanta a bandeira como um dos ícones do Hard Rock, Progressivo, com milhares de discos vendidos e um legado que ultrapassa fronteiras, passa por gerações, não perdendo a característica que lhe é atribuído.

Nenhum comentário: