Filho do compositor Fernando Lobo, começou na música tocando acordeão, mas acabou se interessando pelo violão, contra a vontade do pai. Iniciou a carreira nos anos 60 fortemente influenciado pela
bossa nova, quando então numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs
Só Me Fez Bem. Porém, com o decorrer do tempo adotou uma postura mais político-social, refletindo os anseios da geração reprimida pela ditadura militar brasileira. Nesta fase surgiu uma parceria com Ruy Guerra e as composições engajadas
Reza e
Aleluia.
Ao mesmo tempo em que participava de vários festivais de música popular, obtendo o primeiro prêmio em 1965 como
Arrastão (com Vinicius de Moraes) e em 1967 com
Ponteio (com Capinam), e que venceu o Terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, Edu dedica-se a compor trilhas para espetáculos teatrais, entre eles o histórico
Arena Conta Zumbi, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, Edu volta ao Brasil e retoma várias parcerias, entre elas a com Chico Buarque, e compõem a música de novas peças e balés.
- O Grande Circo Místico
Pensado originalmente para o
ballet teatro do
Balé Teatro Guaíra, e inspirado no poema homônimo do parnasianista/ modernista Jorge de Lima (da obra
A Túnica Inconsútil, 1938), o espetáculo estreou em 17 de março de 1983 , mesclando música, balé, ópera, circo, teatro e poesia. Tamanho o sucesso, originou uma turnê de dois anos pelo país, assistida por mais de duzentas mil pessoas, em quase duzentas apresentações. Consagrou umas das mais completas obras já apresentadas no país, lotando o
Maracanãzinho e o
Coliseu dos Recreios, em Lisboa. As canções foram interpretadas por Milton Nascimento,Jane Duboc, Gal Costa, Simone, Gilberto Gil, Zizi Possi, entre outros. O disco coletivo foi lançado pela Som Livre.
- Nordeste já
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou no coro da uma versão brasileira de
We are the world, o
hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a
África ou
USA for Africa. O projeto
Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções
Chega de mágoa e
Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.
- Premiação
O disco
Meia-noite recebeu o
Prêmio Sharp de
melhor disco de música popular brasileira do ano de 1995. O disco
Cambaio, gravado com Chico Buarque, recebeu o
Grammy Latino de
melhor álbum de MPB (2002) .
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